1030 – Pró-Ortografia: Protocolo de Avaliação da Ortografia - Pró-Fono



















1030 – Pró-Ortografia: Protocolo de Avaliação da Ortografia | Cód: 1030


Autores: Andrea Oliveira Batista; José Francisco Cervera-Mérida; Amparo Ygual-Fernández; Simone Aparecida Capellini. Editor Científico: Clara Regina Brandão de Avila. Número de Páginas: diversos livros. 2014.

por R$295,00



Título: Pró-Ortografia: Protocolo de Avaliação da Ortografia para Escolares do Segundo ao Quinto Ano do Ensino Fundamental.
Editora: Pró-Fono.
Autores: Andrea Oliveira Batista (Brasil); José Francisco Cervera-Mérida (Espanha); Amparo Ygual-Fernández (Espanha); Simone Aparecida Capellini (Brasil).
Editor Científico: Clara Regina Brandão de Avila.
Ilustrações: Cleuza Mara de Carvalho

ISBN: 978-85-8129-009-6

Primeira Edição em 2014.

O Pró-Ortografia é um instrumento de avaliação do desempenho ortográfico de escolares do segundo ao quinto anos do Ensino Fundamental, e é composto por:

.
Manual Introdutório para leitura do aplicador;
.
Manual de Aplicação, com a descrição dos procedimentos gerais de aplicação e as instruções específicas para cada Prova;
.
39 Cartelas de Figuras para a aplicação da Prova 5. Ditado com Figuras (DF);
.
5 Cartelas de Figuras para a aplicação da Prova 6. Escrita Temática Induzida por Figura  (ETIF);
. 4
Cadernos de Repostas para uso do escolar;
. 4 Cadernos de Correção, para as quantificações e classificações dos tipos de erros, sendo ambos para uso exclusivo do aplicador.
. CD com os arquivos de impressão do Caderno de Respostas e do Caderno de Correção.

O Pró-Ortografia é formado por dez provas: seis provas formando a versão coletiva e mais quatro formando a versão individual. A disposição das provas, desde a primeira até a última, apresenta ordem crescente de exigência cognitiva para as atividades de notação.

O Pró-Ortografia traz uma novidade na forma de classificação dos erros ortográficos: a classificação baseada na Semiologia dos Erros. Considera dois tipos originais de ortografia e, portanto, pode ser dividida em duas classes gerais de erros, os de Ortografia Natural e os de Ortografia Arbitrária, proporcionando um caráter não só descritivo dos erros ortográficos, mas aliando o caráter evolutivo a eles, à medida que considera a ordem de aquisição ortográfica em sua natureza. Isto permite a compreensão de cada tipo de erro e os fatores cognitivo-linguísticos implicados.

Pode ser aplicado por professores e coordenadores pedagógicos em contexto educacional e ambiente de coletividade, e por fonoaudiólogos em contexto clínico.

A contribuição mais importante da aplicação do Pró-Ortografia em sala de aula é fornecer aos professores informações controladas sobre o desempenho ortográfico de seu grupo-classe e, assim, priorizar o ensino da ortografia no ponto de maior dificuldade deste. Além disso, traz também informações individualizadas da apropriação ortográfica, podendo ser um dos indicadores de desvios nessa aquisição, proporcionando mais segurança ao educador para reorganizar o planejamento do ensino ortográfico quando um escolar se distancia do que o grupo-classe apresenta como desempenho da ortografia.

Aplicação em Contexto Educacional:

A aplicação do Protocolo nesse contexto pode ser realizada utilizando-se apenas a Versão Coletiva. A aplicação dessa Versão deve ser dividida em dois momentos de aplicação, com duração de 45 minutos cada, de preferência em dias diferentes. Para uma sondagem do desempenho ortográfico pode ser utilizada somente a prova de Ditado de Palavras.

Procedimentos de Normatização:

O Pró-Ortografia é fruto de uma pesquisa de pós-graduação, nível mestrado (Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp de Marília - SP, com apoio da Capes e auxílio da Fapesp - 09/01517-1)*. Este estudo incumbiu-se da caracterização da classificação do desempenho ortográfico de escolares do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental Particular e Público nas regras de codificação do Português Brasileiro, a partir da elaboração e da aplicação de provas ortográficas.

*BATISTA, AO. Desempenho ortográfico de escolares do 2º. ao 5º. ano do ensino fundamental: proposta de elaboração de um protocolo de avaliação da ortografia. 2011. 233 f. Dissertação (mestrado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, São Paulo.

Capítulos do Manual Introdutório:

1. Introdução.
2.
Pró-Ortografia: Protocolo de Avaliação da Ortografia para Escolares do Segundo ao Quinto Ano do Ensino Fundamental.
3.
Critérios para a Elaboração do Pró-Ortografia: Protocolo de Avaliação da Ortografia para Escolares do Segundo ao Quinto Ano do Ensino Fundamental.
4.
Provas do Pró-Ortografia: Objetivos, Descrição e Correlação.
5.
Procedimentos de Normatização.
6.
Critérios para Análise das Respostas.
7.
Tabelas para a Classificação de Desempenho.
8.
Referências Bibliográficas

Capítulos do Manual de Aplicação:

1. Procedimentos Anteriores ao Início da Aplicação do Pró-Ortografia: Protocolo de Avaliação da Ortografia para Escolares do Segundo ao Quinto Ano do Ensino Fundamental.
2. Procedimentos Gerais de Aplicação do Pró-Ortografia.
3.
Procedimentos Específicos para a Aplicação das Provas Ortográficas.

Cartelas de Figuras para a Aplicação da Prova 5. Ditado com Figuras (DF):

1. Peru.
2. Avestruz.
3. Ovelha (carneiro).
4. Elefante.
5. Boi (touro/vaca).
6. Girafa.
7. Foca.
8. Cachorro.
9. Peixe.
10. Cobra (serpente).
11. Urso.
12. Passarinho (pássaro).
13. Dinossauro.
14. Bezerro.
15. Esquilo.
16. Formiga.
17. Galinha (galo).
18. Hipopótamo.
19. Macaco.
20. Hiena.
21. Jacaré (crocodilo).
22. Tubarão.
23. Mosca (mosquito).
24. Onça (leopardo).
25. Pomba (pombo/pombinha).
26. Aranha.
27. Águia (gavião).
28. Pinguim.
29. Zebra.
30. Coruja.
31. Raposa.
32. Canguru.
33. Golfinho.
34. Sapo (rã).
35. Tartaruga.
36. Escorpião.
37. Tigre.
38. Coelho.
39. Leão.

Cartelas de Figuras para a Aplicação da Prova 6. Escrita Temática Induzida por Figura (ETIF).

1.      2.      3.


4.        5.


Caderno de Correção

1. Planejamento de Terapia / Ensino da Ortografia.
2.
Desempenho nas provas ortográficas / número de acertos.
3.
Desempenho Ortográfico baseado na Semiologia do Erro.

a.
Prova ortográfica Ditado de Palavras (DP) (Prova 3)*.
b.
Prova ortográfica Ditado de Pseudopalavras (DPP) (Prova 4)*.
c.
Prova ortográfica Ditado com Figuras (DF) (Prova 5)*.
d.
Prova ortográfica Escrita Temática Induzida por Figura (ETIF) (Prova 6)*.
e.
Prova ortográfica Ditado de Frases (DFR) (Prova 7)*.

4. Anotação do Aplicador para as Justificativas Orais da Prova 8 - Erro Proposital (EP)

Caderno de Respostas

Provas Ortográficas - Versão Coletiva

Prova 1. Escrita das Letras do Alfabeto.
Prova 2. Ditado Randomizado das Letras do Alfabeto.
Prova 3. Ditado de Palavras.
Prova 4. Ditado de Pseudopalavras.
Prova 5. Ditado com Figuras.
Prova 6. Escrita Temática Induzida por Figura.

Provas Ortográficas – Versão Individual

Prova 7. Ditado de Frases.
Prova 8. Erro Proposital.
Prova 9. Ditado Soletrado.
Prova 10. Memória Lexical Ortográfica.

CD

Disponibilização dos arquivos do Caderno de Respostas e do Caderno de Correção para impressões posteriores.

Autores:

Andrea Oliveira Batista
Fonoaudióloga e Psicopedagoga. Especialista em Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). Mestre em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (FFC/Unesp) – Marília/SP. Membro do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem do Departamento de Fonoaudiologia da FFC/Unesp – Marília/SP. Membro do Grupo de Pesquisa “Linguagem, Aprendizagem, Escolaridade” do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - FFC/Unesp – Marília/SP.

José Francisco Cervera-Mérida
Logopedista e Biólogo. Mestre em Logopedia pela Universidade Autônoma de Barcelona/Espanha. Docente da Diplomatura de Logopedia e Diretor de Mestrado Oficial “Intervenção Logopédica Especializada” na Universidade Católica de Valência San Vicente Mártir – Valência/Espanha.

Amparo Ygual-Fernández
Logopedista e Psicóloga. Doutora em Piscologia – Faculdade de Psicologia da Universidade de Valência/Espanha. Docente do Departamento de Psicologia Evolutiva do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Dificuldades de Aprendizagem da Universidade de Valência – Valência/Espanha. Docente do Programa de Pós-Graduação de Logopedia da Universidade Católica de Valência San Vicente Mártir – Valência/Espanha.

Simone Aparecida Capellini
Fonoaudióloga. Livre Docente em Linguagem Escrita pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (FFC/Unesp) – Marília/SP, Brasil. Docente do Departamento de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FFC/Unesp – Marília/SP. Coordenadora do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem do Departamento de Fonoaudiologia da FFC/Unesp – Marília/SP. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


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