Capítulo Princípios para Orientação e Acompanhamento Fonoaudiológicos para Cuidadores de Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo


  • Código: 1024C
  • ISBN: Impresso978-85-8129-031-7 Digital978-85-8129-032-4
  • Titulo Secundário:
  • Páginas : 12
  • Formato : Digital
  • Categoria: Autismo, Fala, Linguagem, Orientação à População, Publicações Digitais
  • Autores: Juliana Izidro Balestro; Fernanda Dreux Miranda Fernandes
  • Editores: Pró-Fono

Preço Digital (R$) : 29,00

Título do Capítulo: Princípios para Orientação e Acompanhamento Fonoaudiológicos para Cuidadores de Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo.

Autores: Juliana Izidro Balestro; Fernanda Dreux Miranda Fernandes.

Parte da Obra: Orientações para Famílias de Crianças no Espectro do Autismo: Fonoaudiologia Baseada em Evidências (código 1024).

Organizadora: Profa. Dra. Fernanda Dreux Miranda Fernandes.

Editora: Pró-Fono.

Editor Executivo: Dra. Heliane Campanatti.

Editor Técnico-Científico: Dra. Ana Paula Ritto.

ISBN (livro digital): 978-85-8129-032-4.

Número de Páginas:
12.

Primeira Edição Digital em 2019; Primeira Edição Impressa em 2020.

A busca pela prática baseada em evidências é uma preocupação cada vez mais presente no dia-a-dia dos fonoaudiólogos clínicos, visando oferecer um atendimento de alta qualidade a seus pacientes. Foi pensando nisso que a equipe do Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Distúrbios do Espectro do Autismo da Universidade de São Paulo elaborou a obra “Orientações para Famílias de Crianças no Espectro do Autismo: Fonoaudiologia Baseada em Evidências”, referência imprescindível para fonoaudiólogos e profissionais da equipe multidisciplinar envolvidos no atendimento a crianças com diagnóstico incluído no espectro do autismo.

Nesta obra, são apresentadas diversas alternativas de orientações e informações que podem ser fornecidas às famílias, dependendo dos objetivos específicos direcionados a cada criança, utilizando estratégias empiricamente validadas e com abordagem centrada no desenvolvimento comunicativo da criança. Cada uma das nove partes desta obra contém sugestões práticas a respeito de como os pais podem ser orientados quanto à comunicação e linguagem, para que se tornem parceiros no desenvolvimento de seus filhos, e possam proporcionar um ambiente comunicativo estimulante e criativo, com a intensidade e a contextualização favorecidas pelo ambiente doméstico. São também apresentadas sugestões de atividades que podem ser propostas para realização em casa, com a orientação do fonoaudiólogo.

A obra “Orientações para Famílias de Crianças no Espectro do Autismo: Fonoaudiologia Baseada em Evidências” traz ainda mais uma novidade: o conteúdo será disponibilizado para a compra fracionada (compra de partes individuais), em formato digital; e para compra da obra completa, em formato impresso ou digital. Dessa forma, os fonoaudiólogos clínicos poderão escolher o conteúdo que mais interessa de forma prática, ágil e com custo reduzido.

CONTEÚDO DA OBRA

1. O que se Sabe sobre Autismo?
2. Oficinas com Pais e/ou Cuidadores de Crianças com Diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo
3. Princípios para Orientação e Acompanhamento Fonoaudiológicos para Cuidadores de Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo
4. Programa de Intervenção Parental com Pais de Crianças no Espectro Autismo
5. Atividades Sistemáticas a Serem Desenvolvidas em Domicilio com Apoio Remoto do Fonoaudiólogo
6. Proposta de Intervenção Precoce Fonoaudiológica Associada a Programa de Mediação dos Pais
7. Atividades Sugeridas para os Pais Realizarem em Casa com Acompanhamento pelo Fonoaudiólogo
8. Cognição e Funções Executivas na Intervenção Fonoaudiológica nos Transtornos do Espectro do Autismo
9. A Utilização de Aplicativos como Ferramenta na Orientação a Pais Durante a Intervenção Fonoaudiológica
10. Orientação Fonoaudiológica Para Pais de Crianças do Espectro do Autismo Anterior à Intervenção Formal

SOBRE AS AUTORAS DA PARTE “PRINCÍPIOS PARA ORIENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO FONOAUDIOLÓGICOS PARA CUIDADORES DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO”

Juliana Izidro Balestro.
Fonoaudióloga. Doutora em Ciências da Reabilitação pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com período sanduíche na Emory University, School of Medicine.

Fernanda Dreux Miranda Fernandes.
Fonoaudióloga. Doutora em Semiótica e Linguística Geral pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e Livre Docente pala Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Professora Associada 3 do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

SOBRE A ORGANIZADORA DA OBRA COMPLETA

Fernanda Dreux Miranda Fernandes.
Fonoaudióloga. Doutora em Semiótica e Linguística Geral pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e Livre Docente pala Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Professora Associada 3 do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
DATA PREVISTA DE DISPONIBILIDADE DO MATERIAL: 31/03/20. ORIENTAÇÕES PARA FAMÍLIAS DE CRIANÇAS NO ESPECTRO DO AUTISMO: FONOAUDIOLOGIA BASEADA EM EVIDÊNCIAS. ORGANIZADORA: PROFA. DRA. FERNANDA DREUX MIRANDA FERNANDES. EDITORA: PRÓ-FONO.