Capítulo Atividades Sistemáticas a Serem Desenvolvidas em Domicílio com Apoio Remoto do Fonoaudiólogo


  • Código: 1024E
  • ISBN: Impresso978-85-8129-031-7 Digital978-85-8129-032-4
  • Titulo Secundário:
  • Páginas : 18
  • Formato : Digital
  • Categoria: Autismo, Fala, Linguagem, Orientação à População, Publicações Digitais
  • Autores: Milene Rossi Pereira Barbosa; Fernanda Dreux Miranda Fernandes
  • Editores: Pró-Fono

Preço Digital (R$) : 29,00

Título do Capítulo: Atividades Sistemáticas a Serem Desenvolvidas em Domicílio com Apoio Remoto do Fonoaudiólogo.

Autores: Milene Rossi Pereira Barbosa; Fernanda Dreux Miranda Fernandes.

Parte da Obra:
Orientações para Famílias de Crianças no Espectro do Autismo: Fonoaudiologia Baseada em Evidências (código 1024).

Organizadora: Profa. Dra. Fernanda Dreux Miranda Fernandes.

Editora: Pró-Fono.

Editor Executivo: Dra. Heliane Campanatti.

Editor Técnico Científico: Dra. Ana Paula Ritto.

ISBN (livro digital): 978-85-8129-032-4.

Número de Páginas: 18.

Primeira Edição Digital em 2019; Primeira Edição Impressa em 2020.

A busca pela prática baseada em evidências é uma preocupação cada vez mais presente no dia-a-dia dos fonoaudiólogos clínicos, visando oferecer um atendimento de alta qualidade a seus pacientes. Foi pensando nisso que a equipe do Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Distúrbios do Espectro do Autismo da Universidade de São Paulo elaborou a obra “Orientações para Famílias de Crianças no Espectro do Autismo: Fonoaudiologia Baseada em Evidências”, referência imprescindível para fonoaudiólogos e profissionais da equipe multidisciplinar envolvidos no atendimento a crianças com diagnóstico incluído no espectro do autismo.

Nesta obra, são apresentadas diversas alternativas de orientações e informações que podem ser fornecidas às famílias, dependendo dos objetivos específicos direcionados a cada criança, utilizando estratégias empiricamente validadas e com abordagem centrada no desenvolvimento comunicativo da criança. Cada uma das nove partes desta obra contém sugestões práticas a respeito de como os pais podem ser orientados quanto à comunicação e linguagem, para que se tornem parceiros no desenvolvimento de seus filhos, e possam proporcionar um ambiente comunicativo estimulante e criativo, com a intensidade e a contextualização favorecidas pelo ambiente doméstico. São também apresentadas sugestões de atividades que podem ser propostas para realização em casa, com a orientação do fonoaudiólogo.

A obra “Orientações para Famílias de Crianças no Espectro do Autismo: Fonoaudiologia Baseada em Evidências” traz ainda mais uma novidade: o conteúdo será disponibilizado para a compra fracionada (compra de partes individuais), em formato digital; e para compra da obra completa, em formato impresso ou digital. Dessa forma, os fonoaudiólogos clínicos poderão escolher o conteúdo que mais interessa de forma prática, ágil e com custo reduzido.

CONTEÚDO DA OBRA

1. O que se Sabe sobre Autismo?
2. Oficinas com Pais e/ou Cuidadores de Crianças com Diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo
3. Princípios para Orientação e Acompanhamento Fonoaudiológicos para Cuidadores de Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo
4. Programa de Intervenção Parental com Pais de Crianças no Espectro Autismo
5. Atividades Sistemáticas a Serem Desenvolvidas em Domicilio com Apoio Remoto do Fonoaudiólogo
6. Proposta de Intervenção Precoce Fonoaudiológica Associada a Programa de Mediação dos Pais
7. Atividades Sugeridas para os Pais Realizarem em Casa com Acompanhamento pelo Fonoaudiólogo
8. Cognição e Funções Executivas na Intervenção Fonoaudiológica nos Transtornos do Espectro do Autismo
9. A Utilização de Aplicativos como Ferramenta na Orientação a Pais Durante a Intervenção Fonoaudiológica
10. Orientação Fonoaudiológica Para Pais de Crianças do Espectro do Autismo Anterior à Intervenção Formal

SOBRE AS AUTORAS DA PARTE “ATIVIDADES SISTEMÁTICAS A SEREM DESENVOLVIDAS EM DOMICÍLIO COM APOIO REMOTO DO FONOAUDIÓLOGO”

Milene Rossi Pereira Barbosa.
Fonoaudióloga. Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Fernanda Dreux Miranda Fernandes.
Fonoaudióloga. Doutora em Semiótica e Linguística Geral pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e Livre Docente pala Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Professora Associada 3 do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

SOBRE A ORGANIZADORA DA OBRA COMPLETA

Fernanda Dreux Miranda Fernandes.
Fonoaudióloga. Doutora em Semiótica e Linguística Geral pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e Livre Docente pala Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Professora Associada 3 do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
DATA PREVISTA DE DISPONIBILIDADE DO MATERIAL: 31/03/20. ORIENTAÇÕES PARA FAMÍLIAS DE CRIANÇAS NO ESPECTRO DO AUTISMO: FONOAUDIOLOGIA BASEADA EM EVIDÊNCIAS. ORGANIZADORA: PROFA. DRA. FERNANDA DREUX MIRANDA FERNANDES. EDITORA: PRÓ-FONO.