Comunica Baby: aplicativo para observação do desenvolvimento cognitivo e da linguagem expressiva (versão download – um download - duas licenças)


  • Código: 0172
  • Especificação: Aplicativo (PC Windows – um download por e-mail – duas licenças). Idealização: Fabíola Custódio Flabiano Almeida; Karina Bernardis Bühler; Suelly Cecilia Olivan Limongi. Realização: Pró-Fono. Categoria: Saúde. Requisito: compatível para PC com Sistema Operacional Windows 7 ou Superior. Lançamento: 2019.

Preço (R$) : R$ 68,00

Título: Comunica Baby: aplicativo para observação do desenvolvimento cognitivo e da linguagem expressiva (versão download – um download – duas licenças).

Idealização: Fabíola Custódio Flabiano Almeida; Karina Bernardis Bühler; Suelly Cecilia Olivan Limongi.

Realização: Pró-Fono.

Programação: Celso Wo.

Ilustrações: Diego Maldonado.

Requisito: compatível para PC com Sistema Operacional Windows 7 ou Superior. Vídeos de avaliação a serem inseridos no aplicativo devem ser capturados pelo celular, em mp4, com o tamanho máximo de 128MB (aproximadamente dez minutos, a depender da resolução do vídeo).

Lançamento: 2019.

Um dos marcos de maior relevância do desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida é a aquisição da linguagem. O fonoaudiólogo que atua no atendimento infantil encontra com facilidade escalas de avaliação da linguagem para crianças em idade pré-escolar e escolar; porém, são poucos os instrumentos que avaliam o processo de desenvolvimento da linguagem em idades inferiores a dois anos (BÜHLER, 2008).

Pensando nisso, o Comunica Baby foi desenvolvido, com base no Protocolo de Observação do Desenvolvimento Cognitivo e da Linguagem Expressiva (BÜHLER et al., 2008). O protocolo baseia-se nos pressupostos da Epistemologia Genética, inicialmente concebida nos estudos de Piaget. Segundo este modelo teórico, o desenvolvimento de linguagem tem relação direta com a construção do conhecimento, da cognição. Assim, o desenvolvimento é visto como um processo, que segue uma hierarquia nas aquisições e que tem caráter cumulativo. Nesse processo, a linguagem se desenvolve a partir da construção de noções cognitivas como a permanência do objeto, a imitação diferida e a formação da imagem mental, que tornam possível a capacidade de representação. Com a representação e a imagem mental, a linguagem passa a servir ao pensamento, organizando-o, o que permite ao indivíduo expressar o conhecimento já construído e/ou em construção (FLABIANO, 2010). O desafio do desenvolvimento do Comunica Baby foi justamente elaborar um instrumento que desse conta, ao mesmo tempo, da quantificação deste complexo fenômeno, sem desconsiderar os aspectos qualitativos individuais de cada criança.

Descrição Detalhada do Aplicativo

O Comunica Baby, idealizado pelas fonoaudiólogas Fabíola Custódio Flabiano Almeida, Karina Bernardis Bühler e Suelly Cecilia Olivan Limongi, e desenvolvido pela Pró-Fono, proporciona ao fonoaudiólogo a possibilidade de realizar a análise objetiva das características marcantes do desenvolvimento cognitivo e de linguagem apresentadas pelo paciente, fornecendo escores e parâmetros para maior controle e precisão em procedimentos de avaliação, diagnóstico e acompanhamento sistemático do processo terapêutico fonoaudiológico.

O aplicativo é de fácil compreensão e aplicabilidade pelo fonoaudiólogo, e proporciona uma análise detalhada e completa do desenvolvimento infantil. O Comunica Baby permite a realização de dois tipos de análise complementares: Análise Macro (ou seja, verificação da presença ou ausência de determinado indicador de desenvolvimento no momento da observação, que permite localizar a criança em seu processo de desenvolvimento cognitivo e de linguagem expressiva) e Análise Micro (ou seja, verificação da diversidade das realizações e produções apresentadas pela criança que possibilita caracterizá-la quanto à qualidade de seu desenvolvimento).

De forma prática e descomplicada, o fonoaudiólogo pode assistir ao vídeo com a gravação da aplicação da avaliação infantil diretamente no aplicativo Comunica Baby ao mesmo tempo em que realiza a análise, em seu computador (sistema operacional Windows) ou tablet (sistemas operacionais Android ou iOS). O aplicativo calcula então, de forma automática, os escores do teste e fornece uma aproximação da localização do paciente dentro dos parâmetros de desenvolvimento esperados para cada faixa etária.

Finalidade

O aplicativo pode ser utilizado tanto para localizar a criança em seu desenvolvimento cognitivo e de linguagem expressiva com relação aos estágios iniciais (por exemplo, para observar o desempenho da criança em uma avaliação pontual) quanto para acompanhar o desenvolvimento da criança longitudinalmente, ou seja, em diferentes momentos ao longo de seu processo de construção cognitiva e de linguagem expressiva, durante o período sensoriomotor e início do pré-operatório.

Indicações

O Comunica Baby é um aplicativo destinado a fonoaudiólogos e tem como objetivo a avaliação do desenvolvimento cognitivo e da linguagem expressiva em bebês e crianças pequenas (crianças nos estágios iniciais de desenvolvimento – período sensoriomotor e início do período pré-operatório).

Instruções de uso

O primeiro passo para a utilização do Comunica Baby é a gravação da aplicação das provas de avaliação (em um arquivo de vídeo no formato mp4 e com o tamanho máximo de 128MB – aproximadamente dez minutos de gravação, a depender da resolução do vídeo). Após a gravação do vídeo, o fonoaudiólogo deverá inserir os dados do paciente e carregar o vídeo no aplicativo. Poderá então dar início à análise das realizações e produções da criança, de acordo com os Manuais que estarão disponíveis para consulta na tela do aplicativo durante toda a análise. O vídeo pode ser visto e revisto quantas vezes for necessário durante a análise dos dados até que o fonoaudiólogo tenha a certeza de ter anotado e computado todas as realizações e produções da criança naquela sessão de observação.

Após conclusão da análise, o aplicativo fornecerá a pontuação final para cada uma das quatro análises possíveis (Análise Macro do Desenvolvimento Cognitivo, Análise Macro do Desenvolvimento da Linguagem Expressiva, Análise Micro do Desenvolvimento Cognitivo, e Análise Micro do Desenvolvimento da Linguagem Expressiva). A pontuação das Análises Macro permitirá localizar em que fase do desenvolvimento cognitivo e da linguagem expressiva a criança se encontra, a partir das Tabelas de Referência. A pontuação das Análises Micro permitirá verificar os indicadores do desenvolvimento cognitivo e de linguagem de forma qualitativa, em termos da diversidade e complexidade das realizações e produções da criança. Após a análise, o fonoaudiólogo também poderá clicar em cada indicador de desenvolvimento apresentado pela criança durante a sessão de observação para ter acesso à pontuação correspondente daquele indicador, bem como à pontuação referente a todas as aquisições anteriores.

Após o registro das análises de duas ou mais sessões, o aplicativo gerará um Gráfico Evolutivo, em que é possível visualizar a evolução do desenvolvimento cognitivo e de linguagem expressiva, ao longo do processo terapêutico.

Precauções

- É importante que a situação de observação seja realizada com a criança em estado alerta e confortável.

- Não devem ser consideradas, para fins de análise dos dados, as informações trazidas pelos pais ou cuidadores a respeito do desenvolvimento cognitivo e da linguagem expressiva que não sejam observadas durante a aplicação das provas.

- No caso da observação longitudinal, os dados observados são considerados como parte de um processo contínuo em que as aquisições são cumulativas. Assim, as pontuações obtidas por cada paciente são mantidas nas avaliações subsequentes, mesmo que a criança não apresente determinado indicador novamente. Portanto, o Comunica Baby não é indicado para acompanhamento de pacientes que apresentam quadros degenerativos.

- Para cada indicador do desenvolvimento, tanto cognitivo quanto de linguagem expressiva, o aplicativo fornece as idades esperadas para que o comportamento ocorra. É importante lembrar que essas idades são dadas a partir de estudos e pesquisas, não são rígidas e servem de guia para nortear o desenvolvimento da criança.

Referências Bibliográficas

BÜHLER, K. E. C. B. Desenvolvimento cognitivo e de linguagem expressiva em bebês pré-termo muito baixo peso em seus estágios iniciais. 2008. Tese – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo.

BÜHLER, K. E. C. B. et al. Protocolo para Observação do Desenvolvimento Cognitivo e de Linguagem Expressiva (PODCLE). Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 13, n. 1, p.60-68, 2008.

FLABIANO, F. C. A Constituição da representação pela criança com síndrome de Down. 2010. Tese – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Sobre as idealizadoras:

 

Fabíola Custódio Flabiano Almeida. Fonoaudióloga. Especialização em Desenvolvimento Cognitivo e de Linguagem em Síndromes e Alterações Sensoriomotoras pela Universidade de São Paulo. Doutorado em Ciências da Reabilitação pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

 

Karina Bernardis Bühler. Fonoaudióloga. Doutorado em Ciências da Reabilitação pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Fonoaudióloga do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo desde 2000.

 

Suelly Cecilia Olivan Limongi. Fonoaudióloga. Doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo. Professora Associada aposentada do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.