Instrumento de Avaliação e Treinamento Olfativos


  • Código: 4600
  • Especificação: Contém 15 frascos difusores de 15 diferentes aromas; 1 Manual de Instruções; 1 Tabuleiro para Avaliação Olfativa, contendo as ilustrações dos 15 aromas; 3 Cartelas para Bingo Olfativo; 1 Protocolo para Avaliação Olfativa (25 folhas) com chave de acesso pela internet para futuras impressões. Editores Científicos: Dra. Ana Paula Ritto; Dra. Heliane Campanatti. Lançamento: 2019.

Preço (R$) : R$ 261,00

Nome completo do produto: Instrumento de Avaliação e Treinamento Olfativos Pró-Fono.

Responsabilidade Técnica: Fga. Dra. Heliane Campanatti – CRFa 2 1678/SP.

Editores Técnico-Científicos: Dra. Ana Paula Ritto; Dra. Heliane Campanatti.

Fabricação: Indústria e Comércio de Produtos para Fonoaudiologia HCP Ltda – CNPJ 01.462.814/0001-00.

Registro Anvisa: 10368380048.

Lançamento: 2019.

 

Apresentação

Código 4600 - Instrumento de Avaliação e Treinamento Olfativos Pró-Fono. Contém quinze frascos com tampa difusores de quinze diferentes aromas - abacaxi, alho, banana, café, canela, cebola, cereja, chocolate, coco, cravo, laranja, maçã, menta, morango e rosa; um Manual de Instruções; um Tabuleiro para Avaliação Olfativa (para reconhecimento e identificação),  contendo as ilustrações dos quinze aromas; três Cartelas para Bingo Olfativo (para treinamento); um Protocolo para Avaliação Olfativa (25 folhas) com chave de acesso pela internet para impressões posteriores.

Embasamento Científico

O olfato é uma função sensorial de extrema importância para a qualidade de vida. A alteração deste sentido pode representar importante prejuízo nas funções diárias, principalmente relacionadas com as atividades de alimentação, e aumento de risco pela ausência de percepção de odores indicando situações de perigo. Quando não há integridade no sistema olfativo ou existe algum impedimento mecânico em áreas envolvidas com a função olfativa, podem ser apresentadas queixas relacionadas a sentir e diferenciar odores e sabores. A fim de quantificar essas possíveis dificuldades e alterações, foi desenvolvido este instrumento, para avaliação e treinamento do olfato.

Realizou-se levantamento de estudos a respeito da avaliação e do tratamento da função olfatória, avaliando a eficácia dos instrumentos e das técnicas empregadas. Os artigos foram selecionados por meio da base de dados PubMed, utilizando os descritores “odor identification”; “odor training”; “função olfatória”; “reabilitação olfatória”. Foram utilizados para o embasamento do tema artigos apresentando estudos experimentais aplicados ou revisões sistemáticas da literatura sobre a avaliação e/ou tratamento da função olfatória, publicados em Língua Portuguesa ou Inglesa, e que incluíssem descrição dos instrumentos utilizados. Desta forma, foram incluídos neste teste 15 aromas, selecionados pela recorrência em avaliações encontradas na literatura e por se encaixarem nas seguintes categorias: cítrica, doce, floral, frutada e mentolada.

Descrição do Conteúdo

O Instrumento de Avaliação e Treinamento Olfativos Pró-Fono foi idealizado tanto para a avaliação como para o treinamento da função olfativa, abordando o reconhecimento, a discriminação e a memória de diferentes aromas. É composto por:

• Manual de Instruções;

• Quinze frascos difusores de aroma com tampas rosqueáveis contendo sagus para

sachê com formulação aromática dos aromas de abacaxi, alho, banana, café, canela, cebola, cereja, chocolate, coco, cravo, laranja, maçã, menta, morango e rosa;

• Um Protocolo para Avaliação Olfativa (25 folhas) com chave de acesso pela internet para impressões posteriores.

• Um Tabuleiro para Avaliação Olfativa (para reconhecimento e identificação), contendo as ilustrações dos 15 aromas;

• Três Cartelas para Bingo Olfativo (para treinamento).

Indicações

O Instrumento de Avaliação e Treinamento Olfativos Pró-Fono é indicado para a realização de treinamento e avaliação da integridade da função olfatória, nas habilidades de reconhecimento, discriminação e memória de diferentes aromas. Foi concebido para uso em consultórios e clínicas fonoaudiológicas e hospitais, capacitando os fonoaudiólogos a quantificarem a integridade da função olfatória e relacionar os escores da população normal com a população com diferentes distúrbios fonoaudiológicos, também sendo possível a realização de diagnóstico diferencial entre algumas patologias e pontuação da evolução terapêutica.

Modo de Usar

A utilização do Instrumento de Avaliação e Treinamento Olfativos Pró-Fono é fácil e deve ser realizada conforme instruções contidas no Manual de Instruções, onde são sugeridos dois subtestes de avaliação e cinco proposições de jogos para treinamentos.


Produtos Relacionados