Produto bom gera boca-a-boca
Uma das áreas de atuação da fonoaudiologia é o tratamento de alterações de motricidade orofacial. Alterações de motricidade orofacial são alterações na musculatura da boca e da face, no que diz respeito ao tônus muscular, mobilidade e capacidade de realizar as chamadas funções estomatognáticas (funções que envolvem essa musculatura; ou seja, respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala). A terapia fonoaudiológica miofuncional orofacial visa à correção dessas alterações motoras e sensoriais do sistema estomatognático. Além disso, esses profissionais atuam também na adequação dos desequilíbrios musculares causados por disfunções da articulação temporomandibular (ATM), e até mesmo na estética.
O Exercitador Facial Pró-Fono foi desenvolvido como instrumento auxiliar neste tipo de tratamento fonoaudiológico, visando aumentar a eficácia dos exercícios fonoaudiológicos propostos para fortalecer os músculos faciais (principalmente bucinadores e zigomáticos), a fim de reduzir o tempo de terapia fonoaudiológica e facilitando a prática fora do consultório, em casa. Também pode ser utilizado na clínica estética como exercitador tônico dos músculos faciais, combatendo a flacidez muscular, principalmente na região das bochechas. O Exercitador Facial Pró-Fono tem sido usado por muitos indivíduos, com resultados comprovados por meio de pesquisa científica.
Uma dessas pesquisas é o estudo em destaque, cujo objetivo foi avaliar a eficácia do Exercitador Facial Pró-Fono. Nesse estudo, 30 indivíduos usaram o produto e responderam a dois questionários de avaliação qualitativa do produto; o primeiro, no início do tratamento e o segundo após três meses de uso diário. A pesquisadora constatou significativo fortalecimento dos músculos faciais após o uso do Exercitador Facial. Além disso, foram referidas alterações na percepção da face após o uso de três meses consecutivos, com relação à flacidez e envelhecimento facial.
Referência: JARDINI, Renata Savastano Ribeiro. Uso do Exercitador Facial: um estudo preliminar para fortalecer os músculos faciais. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, v. 13, n. 1, pp. 83-89, 2001.