O campo de atuação dos fonoaudiólogos vem crescendo significativamente nos últimos anos, especialmente à medida em que surgem no mercado estudos e, principalmente, produtos que suportam e otimizam a prática da profissão. Uma das áreas que ganhou muito terreno foi a da estética facial baseada na motricidade orofacial.

A fonoaudiologia estética trabalha a musculatura facial através de fortalecimento dos músculos da face, exercícios específicos e orientações para que o paciente tenha consciência de suas expressões e hábitos. Tudo isso associado ajuda a garantir saúde e beleza.

Indicações

Entre outras indicações, o tratamento fonoaudiológico estético facial é boa opção em casos como:

  • Procedimentos pré e pós-cirúrgicos;
  • Necessidade de mudança de hábitos, incluindo a atenuação de tensões musculares nas regiões facial e cervical;
  • Busca por relaxamento muscular para alívio de cefaleia;
  • Tratamentos estético-funcionais sem procedimentos invasivos.

De fato, os tratamentos fonoaudiológicos faciais têm conquistado muitos pacientes justamente por trazer resultados visíveis sem a necessidade de procedimentos invasivos ou dolorosos. Eles são largamente indicados para retardar o aparecimento de sinais de envelhecimento tanto em homens, quanto em mulheres a partir dos 30 anos.

Produtos

Muitos fonoaudiólogos têm aderido a tratamentos com produtos como o Exercitador Facial e as Ventosas Orofaciais Pró-Fono. Um estudo realizado com 30 indivíduos constatou significativo fortalecimento dos músculos faciais após o uso do Exercitador Facial. Além disso, foram referidas melhoras na percepção da estética facial após o uso por três meses consecutivos, com relação à flacidez e envelhecimento facial. Você pode conferir mais detalhes sobre o estudo neste post publicado em nosso blog.

Já a aplicação de ventosas em pontos selecionados na pele – ventosaterapia – produz hiperemia ou hemostasia, o que resulta em um efeito terapêutico. Estudos sugerem que os efeitos da ventosaterapia incluem a alteração das características elásticas da fáscia muscular e o alongamento do tecido mole. Com isso, a circulação sanguínea e a drenagem linfática seriam estimuladas. Este efeito de melhora da circulação pode inibir substâncias que estimulam células inflamatórias a gerarem dor. Além da diminuição da dor, a ventosa pode proporcionar a diminuição do edema, o alívio da tensão muscular e a melhora da capacidade funcional.

Lifting facial

Mais recentemente, a ventosaterapia também passou a ser utilizada como tratamento não invasivo de lifting facial. Acredita-se que o movimento de alongamento dos tecidos moles pode gerar diminuição de edema e relaxamento e elevação dos músculos faciais. Isso poderia potencialmente resultar em uma aparência mais suave e relaxada, reequilibrando as tensões faciais e amenizando a aparência de linhas finas e linhas de expressão. Além dos efeitos citados, alguns estudos sugerem ainda uma variedade de outros efeitos fisiológicos, como estimulação de fibroblastos e de fibras de colágeno e de elastina.

As Ventosas Orofaciais Pró-Fono e o Exercitador Facial Pró-Fono  estão disponíveis para compra na loja virtual da Pró-Fono. Para saber mais sobre os produtos, visite nossa loja ou fale com um dos especialistas Pró-Fono pelo WhatsApp 11 99175-5257.