No dia 25 de agosto celebra-se o Dia Nacional da Educação Infantil, instituído há oito anos em homenagem ao nascimento da fundadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns, falecida em 2010, em um terremoto no Haiti. A data levanta discussões em torno da importância do acompanhamento do desenvolvimento infantil desde a primeira infância.

Medir e acompanhar o desenvolvimento de crianças e adolescentes em eixos como o motor, da linguagem, social, afetivo e cognitivo são ações muito importantes na estratégia de prevenção de saúde, tanto na infância quanto na adolescência.

Quando atrasos ou dificuldades são identificados precocemente, é possível tomar medidas de intervenção também precoces, eliminando ou minimizando os impactos na vida das crianças. É possível, por exemplo, evitar problemas de aprendizagem infantil ou outros distúrbios capazes de, inclusive, levar a transtornos psiquiátricos ou de desenvolvimento.

Desenvolvimento da linguagem

É impossível dissociar o desenvolvimento da linguagem e ao da fala da alfabetização e do progresso intelectual. Por isso, o acompanhamento fonoaudiológico nessa fase é tão importante, podendo influenciar a vida do indivíduo até as fases da adolescência e adulta.

Karina Bühler, fonolaudióloga e doutora em Ciências da Reabilitação, afirma que um dos marcos de maior relevância do desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida é a aquisição da linguagem. O fonoaudiólogo que atua no atendimento infantil encontra com facilidade escalas de avaliação da linguagem para crianças em idade pré-escolar e escolar. No entanto, são poucos os instrumentos que avaliam o processo de desenvolvimento da linguagem em idades inferiores a dois anos.

Pensando nisso, o Comunica Baby foi desenvolvido, com base no Protocolo de Observação do Desenvolvimento Cognitivo e da Linguagem Expressiva. O protocolo baseia-se nos pressupostos da Epistemologia Genética, inicialmente concebida nos estudos de Piaget. Segundo este modelo teórico, o desenvolvimento de linguagem tem relação direta com a construção do conhecimento, da cognição. Assim, o desenvolvimento é visto como um processo, que segue uma hierarquia nas aquisições e que tem caráter cumulativo. Nesse processo, a linguagem se desenvolve a partir da construção de noções cognitivas como a permanência do objeto, a imitação diferida e a formação da imagem mental, que tornam possível a capacidade de representação. Com a representação e a imagem mental, a linguagem passa a servir ao pensamento, organizando-o, o que permite ao indivíduo expressar o conhecimento já construído e/ou em construção (FLABIANO, 2010).

O Comunica Baby é justamente um instrumento que dá conta, ao mesmo tempo, da quantificação deste complexo fenômeno, sem desconsiderar os aspectos qualitativos individuais de cada criança.

Ele auxilia Fonoaudiólogos na avaliação do desenvolvimento cognitivo e da linguagem expressiva em bebês e crianças pequenas, ajudando-os a localizar o estágio de desenvolvimento cognitivo e de linguagem e a acompanhar a evolução ao longo do processo de construção cognitiva e de linguagem expressiva.

O Comunica Baby está disponível na loja da Pró-Fono, em versões para computador (Windows) ou dispositivos portáteis. Ao adquirir o produto, é possível escolher entre a versão em CD ou via download. No caso dos dispositivos móveis, o usuário é direcionado para compra através do Google Play ou Apple Store.

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