O câncer de laringe é o mais comum entre os diversos tipos de câncer de cabeça e pescoço, com incidência estimada de mais de 150.000 casos novos por ano. O sintoma principal desses tumores é a rouquidão intensa e constante e, às vezes, falta de ar. Os principais fatores de risco para este tipo de câncer são tabagismo e etilismo, e o seu tratamento pode ser cirúrgico, por radioterapia e/ou quimioterapia.

A laringectomia total é um dos tratamentos possíveis para tumores de laringe em estágios mais avançados. Nestes casos, a laringe inteira é removida cirurgicamente, a traqueia é levada para cima e um orifício é permanentemente incorporado à região do pescoço, para possibilitar a respiração, conhecido como traqueostoma. A laringectomia total, além de causar a perda da voz laríngea e prejudicar a comunicação, acarreta importantes mudanças na fisiologia pulmonar e ocasiona alterações nas funções do olfato e paladar. Suas sequelas físicas, funcionais, sociais e psicológicas podem afetar negativamente a qualidade de vida.

O estudo em destaque apresenta uma pesquisa publicada em 2019 por meio de levantamento de dados dos prontuários de 204 pessoas com câncer de laringe, atendidas em um hospital de ensino, no período de 1989 a 2015. Os resultados deste estudo mostram a importância da atuação do fonoaudiólogo no atendimento multidisciplinar das pessoas com câncer de cabeça e pescoço, evidenciando que a avaliação e atuação deste profissional são fundamentais para o planejamento terapêutico, reabilitação e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas laringectomizadas, possibilitando sua plena reintegração social.

A Pró-Fono dispõe de diversos produtos que podem ajudar o fonoaudiólogo e os indivíduos laringectomizados neste processo, tanto durante a reabilitação fonoaudiológica quanto em outras situações da vida cotidiana.

Ao passar pelas narinas, o ar respirado é filtrado, umedecido e aquecido. Em indivíduos laringectomizados, como o ar entra direto pelo traqueostoma, torna-se necessário o uso de protetores, que substituem parcialmente as funções das vias aéreas superiores, agindo como um filtro que impede a entrada de pó e partículas diretamente nos pulmões, e aquece e umidifica parcialmente o ar. A Pró-Fono oferece três alternativas de protetores para traqueostomia: o Protetor Descartável de Traqueostoma Pró-Fono, o Protetor Lavável de Traqueostoma Pró-Fono e o Protetor Autoadesivo de Banho Pró-Fono.

O Protetor Autoadesivo de Banho Pró-Fono para Traqueostoma tem ainda como função proteger o traqueostoma contra a entrada de água durante o ato de tomar banho de chuveiro. Esta proteção é realizada pelo produto aderido ao redor do estoma destes indivíduos, proporcionando proteção contra a entrada de água nos pulmões durante o banho de chuveiro, que poderia ocasionar pneumonia e/ou asfixia, ao mesmo tempo que permite o contínuo processo respiratório destes indivíduos no momento do banho.

A utilização desses produtos proporciona segurança, melhor higiene, bem estar e autoestima aos indivíduos laringectomizados.

Referência: FIGUEIREDO, I. C. et al. Perfil e reabilitação fonoaudiológica de pacientes com câncer de laringe. CoDAS, v. 31, n. 1, e20180060, 2019.