A língua é um órgão que participa ativamente das funções de mastigação, deglutição e fala. Diante dessa grande importância da língua para todas as funções orais, o fonoaudiólogo, na prática clínica, deve realizar uma avaliação detalhada dessa estrutura, o que geralmente inclui a investigação da postura habitual, dos aspectos morfológicos, da força e da mobilidade da língua.

A força de um músculo é observada durante sua contração. Em geral, a força da língua é avaliada na prática clínica fonoaudiológica de maneira qualitativa, por meio da tarefa de protrusão contra resistência, ou seja, é solicitado ao paciente que empurre a língua contra o dedo enluvado ou contra uma espátula posicionada em frente à boca. Porém, com a evolução tecnológica, surgem cada vez mais instrumentos de avaliação fonoaudiológica objetiva, tendo como vantagens o aumento da precisão do diagnóstico, identificação e documentação da eficácia do tratamento a curto e longo prazo e a possibilidade do biofeedback visual para o paciente.

Para reabilitar a força da língua, exercícios miofuncionais orais demonstraram ser eficazes, resultando em melhora tanto na força quanto no desempenho funcional da língua. Recursos tecnológicos de biofeedback também podem ser empregados como estratégia terapêutica eficaz, sendo capazes de aumentar a adesão do paciente ao tratamento.

Este artigo de 2019 discorre a respeito de um estudo desenvolvido por um grupo de pesquisa no Brasil. No artigo, é apresentado um caso de uma paciente de 20 anos de idade com diminuição grave de força da língua e, consequentemente, alterações na mobilidade e na coordenação desta. Foi realizada a avaliação da força de língua utilizando um dispositivo de medição da pressão de língua. A reabilitação da força de língua foi realizada utilizando o mesmo dispositivo, a partir de exercícios miofuncionais e de uma estratégia de biofeedback. Foram realizadas 12 sessões de terapia, com frequência semanal. Houve evolução na força da língua, perceptível clinicamente e comprovada por meio da medição da pressão de língua, após um período de 12 semanas de terapia com biofeedback e exercícios miofuncionais.

A Pró-Fono tem disponível para venda o dispositivo “Biofeedback Pró-Fono: Pressão de Lábios e de Língua”, conhecido como PLL Pró-Fono. 

O PLL Pró-Fono é um aparelho portátil que mede a pressão exercida dos lábios superior e inferior sobre um bulbo de ar, ou a pressão exercida pelo dorso ou pela ponta da língua sobre este bulbo de ar posicionado no palato. O PLL Pró-Fono é um sistema misto, que pode ser utilizado tanto para treinamento da pressão de lábios ou de língua, como para avaliação destes órgãos. O módulo treinamento contempla a possibilidade de trabalho com um sistema de biofeedback. Trata-se do único dispositivo desse tipo desenvolvido e comercializado no Brasil, muito semelhante ao dispositivo americano utilizado na pesquisa em destaque.

Referência: MAIA, A. V. et al. Reabilitação da força da língua utilizando biofeedback: relato de caso. CoDAS, vol.31, n.5, p. e20180163, 2019.