Programa Pró-Fono: estimulação de habilidades mentais
Você está ficando mais esquecido? Passa muito tempo lembrando o passado? Sua vida está menos interessante do que quando era mais jovem? Está cada vez mais assistindo à TV? Exercícios para o cérebro podem ajudá-lo a estimular e a revigorar a sua mente. Assim como já é consenso sobre a necessidade de exercícios físicos para a manutenção e/ou alcance de uma vida mais saudável, muito se tem falado sobre a necessidade de exercícios com nosso cérebro para a manutenção e a melhora de habilidades mentais. Tem-se falado até em uma nova profissão, o “Treinador de Habilidades Mentais”. Lembre-se: exercícios físicos e mentais caminham juntos – não se pode separar o corpo da mente – os exercícios físicos melhoram o fluxo sanguíneo do corpo, consequentemente, melhoram também o fluxo sanguíneo do cérebro, que precisa de oxigênio para funcionar bem. Podemos dizer que a atividade física é também importante para a saúde cerebral. O declínio das atividades mentais está mais relacionado com a diminuição dos desafios que damos ao cérebro do que com o envelhecimento em si. Os desafios são essenciais ao cérebro, assim como os movimentos são para os músculos do corpo. Existe uma frase muito usada para se referir ao cérebro: “Use-o ou perca-o”. Quando as células cerebrais não são usadas, elas entendem que você não precisa mais delas para viver. Essas células não utilizadas encolhem seus dendritos e as células começam a se deteriorar.
Os diferentes exercícios cerebrais estimulam as células em diferentes partes do cérebro, “brotando” novos dendritos e formando novas conexões, pois diferentes exercícios mentais estimulam diferentes partes do cérebro, que, assim como nos exercícios físicos, recebem mais sangue e, consequentemente, mais oxigênio. Quanto mais conexões nervosas forem desenvolvidas para a realização dessas atividades, mais resistentes tornam-se os indivíduos aos efeitos do envelhecimento. Acredita-se que quanto mais se exercitar o cérebro, mais tempo ele resistirá ao declínio.
Assistir muito à televisão não é saudável. Estudos mostram que as ondas cerebrais ao assistir à maioria dos programas de TV são muito similares às ondas cerebrais de quando estamos adormecidos. De forma geral, assistir muito à TV é um dos maiores perigos relacionados com a acuidade mental – muitos programas permitem ao nosso cérebro trabalhar de forma passiva, contribuindo para a decadência das habilidades cognitivas. A observação passiva não funciona – é necessário que haja interação com o meio. Assim, é necessário manter a mente ativa com o passar dos anos, exercitando-se com atividades desafiadoras que ajudam a exercitar o cérebro e a melhorar as diferentes habilidades mentais, pois as funções cerebrais tornam-se enferrujadas com o desuso. Pessoas que se exercitam lendo, aprendendo, realizando novas atividades, interagindo com outros, têm menor probabilidade de ter declínio de suas habilidades mentais, entre elas a memória. De uma maneira geral, as áreas do cérebro que mais necessitam de exercitação são, provavelmente, aquelas que você mais tem dificuldade. Caso a sua dificuldade seja maior com números, estimule seu cérebro com exercícios que contenham números; caso seja com memória, trabalhe essa habilidade… Quanto mais você praticar uma atividade em particular, melhor você se tornará nela. A exercitação das habilidades mentais é vitalmente importante para a manutenção e a regeneração cerebrais. Propomos aqui o Programa Pró-Fono para Estimulação de Habilidades Mentais, com algumas atividades para ajudá-lo a exercitar seu cérebro. Esse Programa poderá ser acompanhado por um profissional da área da Saúde capacitado nesse tema para realização de uma avaliação e orientá-lo, ou orientar cuidadores, familiares e orientar também o novo profissional que está surgindo: o Treinador de Habilidades Mentais.
Acesse agora: https://drive.google.com/file/d/14bYgtgpMx9HV4-icjaOwjutMbQpgdiPa/view?usp=drive_link