PIM – Programa de Intervenção Multissensorial de Leitura e Escrita para Escolares com Dislexia
R$1.295,00 – R$1.546,00
PIM (Programa de Intervenção Multissensorial) – proposta de aprendizagem trimodal multissensorial: visual, auditiva e tátil-cinestésica, para escolares do 4° ao 6° ano com Dislexia dos subtipos Fonológica ou Mista, com o objetivo de melhorar o desempenho em leitura e escrita. O Programa propõe dez sessões estruturadas de terapia com o objetivo de melhorar o desempenho em leitura e escrita. Sua eficácia é comprovada nas Habilidades metafonológicas, na acurácia de leitura e no desempenho ortográfico e memória lexical ortográfica.
Opções Disponíveis:
Código 1010A – PIM Completo – Programa de Intervenção Multissensorial de Leitura e Escrita para escolares com Dislexia.
Código 1010B – PIM Parte – Programa de Intervenção Multissensorial de Leitura e Escrita para escolares com Dislexia.
Título: PIM – Programa de Intervenção Multissensorial de Leitura e Escrita para escolares com Dislexia.
Autoras: Ms. Alexandra Beatriz Portes de Cerqueira-César – CRFa 2-19676; Dra. Simone Aparecida Capellini – CRFa 2-6119.
Editora: Pró-Fono
Editor Excecutivo: Fga. Dra. Heliane Campanatti – CRFa 2-1678/SP.
Editores Técnico-Científicos: Fga. Dra. Ana Paula Ritto – CRFa 2-18211/SP; Fga. Mestranda Juliana Coutinho – CRFa 2-20493/SP
Editor Técnico: Willyan Roberto de Oliveira
Projeto Gráfico e Diagramação: Bruna Borges Villela Mendes
Capa: Bruna Borges Villela Mendes
ISBN: 978-65-87564-02-9 (impresso); 978-65-87564-03-6 (digital)
Opções Disponíveis:
Código 1010A – PIM Completo – Programa de Intervenção Multissensorial de Leitura e Escrita para escolares com Dislexia.
Contém:
Livros:
– Livro 1: Conheçendo o PIM (1 unidade com 72 páginas);
– Livro 2: Aplicando o PIM (1 unidade com 190 páginas);
– Protocolos de acompanhamento (1 unidade com 36 páginas);
– Caderno de Pranchas de Substituição e Combinação: silábica e fonêmica (1 unidade com 112 pranchas – 224 páginas);
Cartões e Pranchas:
– Cartões do Princípio Alfabético (150 unidades);
– Cartões Táteis-Cinestésicos – Surdos (6 unidades);
– Cartões Táteis-Cinestésicos – Sonoros (24 unidades);
– Cartões de Sílabas (78 unidades);
– Cartões de Grafemas (32 unidades);
– Prancha de Extensão Silábica – Monossílabas (1 unidade);
– Prancha de Extensão Silábica – Dissílabas (1 unidade);
– Prancha de Extensão Silábica – Trissílabas (1 unidade);
– Pranchas de Rima e Aliteração (Desenhe e Apague) (8 unidades).
Diversos:
– Lousa (Desenhe e Apague) (1 unidade);
– Espelho (1 unidade);
– Bandeja com areia (1 unidade);
– Suporte de Cartões (1 unidade);
– Canetão (1 unidade);
– Apagador (1 unidade).
Esses materiais serão utilizados durante as dez sessões do PIM.
Código 1010B – PIM Parte – Programa de Intervenção Multissensorial de Leitura e Escrita para escolares com Dislexia.
Contém:
Livros:
– Livro 2: Aplicando o PIM (1 unidade com 190 páginas);
– Protocolos de acompanhamento (1 unidade com 36 páginas);
– Caderno de Pranchas de Substituição e Combinação: silábica e fonêmica (1 unidade com 112 pranchas – 224 páginas);
Cartões e Pranchas:
– Cartões do Princípio Alfabético (150 unidades);
– Cartões Táteis-Cinestésicos – Surdos (6 unidades);
– Cartões Táteis-Cinestésicos – Sonoros (24 unidades);
– Cartões de Sílabas (78 unidades);
– Cartões de Grafemas (32 unidades);
– Prancha de Extensão Silábica – Monossílabas (1 unidade);
– Prancha de Extensão Silábica – Dissílabas (1 unidade);
– Prancha de Extensão Silábica – Trissílabas (1 unidade);
– Pranchas de Rima e Aliteração (Desenhe e Apague) (8 unidades).
Não fazem parte desta opção (código 1010B):
– Livro 1: Conheçendo o PIM (1 unidade com 72 páginas);
– Lousa (Desenhe e Apague) (1 unidade);
– Espelho (1 unidade);
– Bandeja com areia (1 unidade);
– Suporte de Cartões (1 unidade);
– Canetão (1 unidade);
– Apagador (1 unidade).
Apresentação
Primeira edição em 2021
“PIM” é uma sigla que representa o Programa de Intervenção Multissensorial de Leitura e Escrita para escolares com Dislexia. O PIM foi desenvolvido para utilização com escolares do 4° ao 6° ano (8 anos e 11 meses a 11 anos e 11 meses) com Dislexia dos subtipos Fonológica ou Mista. O Programa propõe dez sessões de terapia com o objetivo de melhorar o desempenho em leitura e escrita.
O Estudo Piloto realizado com o PIM*evidenciou a eficácia do Programa em:
- Habilidades metafonológicas;
- Acurácia de leitura;
- Desempenho ortográfico e memória lexical ortográfica.
* CERQUEIRA CÉSAR, A. B. P. Programa fonoaudiológico de intervenção multissensorial para sujeitos com dislexia: aplicação e significância clínica. Marília, 2018. 274 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências.
Sete vantagens em ter o PIM em sua clínica:
- Terapia potencializada. Resultado na leitura e escrita em dez sessões.
- Ganho em produtividade. São dez sessões já planejadas e com todo material pronto para ser utilizado com o paciente.
- Programa fechado com bases científicas: facilidade de comparação com a literatura, em discussões de casos e na realização de pesquisas.
- Protocolos de acompanhamento individual, com Gráficos e Tabelas para avaliar e acompanhar a evolução do paciente em cada sessão e em pré e pós aplicação do Programa.
- Melhores resultados para os pacientes: por ser multissensorial, ativa diferentes áreas cerebrais (processamento auditivo, visual e tátil), favorecendo a memorização e a melhora no desempenho da decodificação, da fluência e da velocidade de leitura dos escolares.
- Versátil: pode ser usado com qualquer criança que tenha dificuldade na leitura e escrita.
- A dislexia atinge até 17% da população.
O PIM foi desenvolvido na base teórica da aprendizagem trimodal multissensorial, que postula que a criança usa, simultaneamente, três vias de memória para maximizar a recuperação e a automaticidade da informação: visual, auditiva e tátil-cinestésica. A Instrução Multissensorial, assim, baseia-se na teoria de que os indivíduos aprendem de forma mais eficaz se forem ensinados com mais de uma modalidade sensorial. Pesquisas referentes à memória mostraram que a aprendizagem multissensorial resulta em reconhecimento mais rápido e preciso de objetos, em comparação à aprendizagem unissensorial.
É importante ressaltar que o PIM abrange a instrução formal da correspondência grafema-fonema direcionada para a facilitação do processo de aprendizagem de leitura e de escrita. Dessa forma, este programa não é e não pode ser considerado como método, e sim uma proposta de intervenção fonoaudiológica estruturada.
O PIM é composto por materiais que priorizam a prática baseada em evidência científica.
Neste conjunto, constam a fundamentação teórica e as orientações práticas para a utilização correta do programa, disponíveis nos Livros 1 e 2, e folhas de respostas e gráficos para acompanhamento do desempenho, disponíveis nos Protocolos de Acompanhamento. Além disso, também acompanha os Materiais Complementares necessários para a realização de cada atividade do PIM.
Weight | 4,554 kg |
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Dimensions | 29 × 22 × 13,5 cm |
Opções | Completo, Parte |
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