📣 Pró-Fono no Congresso de Fonoaudiologia 2025!

Confira nossa programação completa, lançamentos e ações especiais no evento.

Preditores de Linguagem para Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo

R$149,00

O livro interativo Preditores de Linguagem para Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo é uma obra inovadora que une teoria e prática para auxiliar profissionais, estudantes e familiares na compreensão dos fatores que influenciam o desenvolvimento da linguagem em crianças com TEA. Apresenta uma parte teórica sobre o tema e uma proposta de observação desses preditores que permitem prever o sucesso de uma criança na aquisição de linguagem. Essa proposta de observação dos preditores de linguagem também está disponibilizada em forma de aplicativo on-line.

Preditores de linguagem são comportamentos observáveis que indicam como uma criança tende a desenvolver a comunicação oral. Ajudam na identificação do progresso ou possíveis atrasos antes mesmo das primeiras palavras surgirem.

Esse livro interativo apresenta, além da parte teórica, uma proposta de registro e observação desses preditores de linguagem, e pode ser utilizado em crianças de zero a seis anos.

Título: Preditores de Linguagem para Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo.

Editora: Pró-Fono.

Autora: Simone Aparecida Lopes-Herrera.

Editor Científico: Cibelle Amato.

Número de Páginas: 82.

ISBN Impresso: 978-65-87564-63-0.

ISBN Digital: 978-65-87564-64-7.

Primeira Edição em 2025.

Obra interativa com acesso a aplicativo para a avaliação da comunicação (uma chave de acesso com permissão de uso em até dois dispositivos)

Requisitos do Aplicativo: o aplicativo é compatível com os navegadores: Google Chrome, Safari, Microsoft Edge e Opera. Nos dispositivos móveis, exige sistema operacional Android 11 ou superior e IOS 14 ou superior. Resolução de tela: 800 x 600 pixels ou superior. Aplicativo WebApp (uma chave de acesso com permissão de uso em até dois dispositivos).

Observação: o armazenamento das informações é feito de forma local no navegador, caso seja acessado em outra máquina, ou mesmo na mesma máquina com outro navegador, ou tenha limpado o cachê, os dados serão perdidos. Aconselha-se fazer a exportação dos arquivos em PDF sempre que realizar suas avaliações.

Observação: a exportação em dispositivos móveis (celular ou tablet) pode apresentar limitações. Por isso, ative a opção “versão para computador” do navegador do seu dispositivo móvel antes de exportar o arquivo.

Segue vídeo de demonstração, que pode ser visualizado em:

O livro interativo Preditores de Linguagem para Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo é uma obra inovadora que une teoria e prática para auxiliar profissionais, estudantes e familiares na compreensão dos fatores que influenciam o desenvolvimento da linguagem em crianças com TEA. Apresenta uma parte teórica sobre o tema e uma proposta de observação desses preditores que permitem prever o sucesso de uma criança na aquisição de linguagem. Essa proposta de observação dos preditores de linguagem também está disponibilizada em forma de aplicativo on-line.

Preditores de linguagem são comportamentos observáveis que indicam como uma criança tende a desenvolver a comunicação oral. Ajudam na identificação do progresso ou possíveis atrasos antes mesmo das primeiras palavras surgirem.

Esse livro interativo apresenta, além da parte teórica, uma proposta de registro e observação desses preditores de linguagem, e pode ser utilizado em crianças de zero a seis anos.

Em crianças com desenvolvimento típico, o uso de gestos comunicativos geralmente precede o desenvolvimento da fala e serve como um meio eficaz de comunicação pré-verbal. Pesquisas mostram que, em comparação com crianças típicas, as crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) podem usar gestos comunicativos em menor quantidade e com menos variedade. A ausência de gestos comunicativos é um dos indicadores comportamentais mais consistentes do TEA no primeiro ano de vida e é mencionado por vários pais como um motivo de preocupação.

Se uma criança ainda não estiver falando palavras isoladas, intervenções focadas em apontar e realizar outros gestos iniciais podem proporcionar uma entrada para a comunicação intencional e para as primeiras palavras.

A intenção desse livro foi a de trazer à tona algo que, na clínica fonoaudiológica, muitas vezes, passa despercebido na comunicação e na linguagem das crianças autistas.

 

Sumário

 

CAPÍTULO 1 – INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 2 – PRIMEIRO ANO DE VIDA: PREDITORES DA LINGUAGEM

CAPÍTULO 3 – ENTRE UM E DOIS ANOS

CAPÍTULO 4 – O DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO CONJUNTA E COMPARTILHADA

CAPÍTULO 5 – COMPORTAMENTOS IMITATIVOS

CAPÍTULO 6 – CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

APÊNDICE 1 – PLANILHA DE ANÁLISE DE COMPORTAMENTOS COMUNICATIVOS

APÊNDICE 2 – PLANILHA DE ANÁLISE DE ATENÇÃO CONJUNTA E COMPARTILHADA

APÊNDICE 3 – PROPOSTA DE ANÁLISE DA IMITAÇÃO

 

Autora: 

 

Simone Aparecida Lopes-Herrera. Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-Doutorado em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Campinas. Livre-Docência pela Faculdade de Odontologia de Bauru da USP. Professora Associada 3 do Departamento de Fonoaudiologia da USP nos Programas de Graduação e Pós-Graduação.

Peso 0,176 kg
Dimensões para transporte 27 × 19 × 12 cm

Avaliações

Ainda não há avaliações

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Frequentemente comprados juntos