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ABFW: Teste de Linguagem Infantil

R$184.00

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ABFW: Teste de Linguagem Infantil

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O ABFW é um teste composto por quatro provas padronizadas e validadas (com referências às normas típicas), nas áreas de Fonologia, Vocabulário, Fluência e Pragmática. Sua terceira edição demonstra a maturidade e a segurança das provas, que apresentam significativa contribuição para a avaliação da linguagem de crianças em idade pré-escolar e escolar básica. Cada uma das provas foi validada inúmeras vezes desde sua primeira publicação em 2000. As validações foram realizadas por meio de estudos e pesquisas com alunos de Iniciação Científica; Especialização, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. As validações geraram grande número de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais arbitradas e de impacto significativo na área.

Autoras: Claudia Regina Furquim de Andrade, Debora Maria Béfi-Lopes et al. Número de Páginas: 108.

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Descrição

Título: ABFW: Teste de Linguagem Infantil nas Áreas de Fonologia, Vocabulário, Fluência e Pragmática – Terceira Edição Revisada, Ampliada e Atualizada.

Editora: Pró-Fono.

Autoras: Claudia Regina Furquim de Andrade; Débora Maria Befi-Lopes; Fernanda Dreux Miranda Fernandes; Haydée Fiszbein Wertzner.

Composição e Diagramação: Beatriz Kleinert.

Capa: Angel Fragallo/Fullcase.

Editores Técnicos: Willyan Roberto de Oliveira e Renato Castro.

Número de Páginas: 108.

ISBN: 978-65-87564-16-6

Terceira Edição Revisada, Ampliada e Atualizada em 2023.

O ABFW: Teste de Linguagem Infantil vem acompanhado de uma chave de acesso para download dos arquivos dos 15 Protocolos do ABFW atualizados que podem ser impressos e/ou editados em leitores de PDF.

Não acompanha o Fichário de Cartelas do ABFW (código 1026).

O ABFW é um teste composto por quatro provas padronizadas e validadas (com referências às normas típicas), nas áreas de Fonologia, Vocabulário, Fluência e Pragmática. Sua terceira edição demonstra a maturidade e a segurança das provas, que apresentam significativa contribuição para a avaliação da linguagem de crianças em idade pré-escolar e escolar básica. Cada uma das provas foi validada inúmeras vezes desde sua primeira publicação em 2000. As validações foram realizadas por meio de estudos e pesquisas com alunos de Iniciação Científica; Especialização, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. As validações geraram grande número de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais arbitradas e de impacto significativo na área.

O ABFW, além de ser um teste para avaliação inicial dos procedimentos fonoaudiológicos, é também um teste de acompanhamento da evolução do desenvolvimento em cada uma de suas áreas. O ABFW pode ser considerado um teste de avaliação apropriado linguística e culturalmente para as crianças brasileiras. As características psicométricas do teste conferem confiabilidade e precisão, fundamentando a prática profissional baseada em evidências.

Conteúdo do livro ABFW – Teste de Linguagem Infantil:

Inrodução. Claudia Regina Furquim de Andrade, Débora Maria Befi-Lopes, Fernanda Dreux Miranda Fernandes e Haydée Fiszbein Wertzner.

Capítulo I. Fonologia (Parte A). Haydée Fiszbein Wertzner.

Capítulo II. Vocabulário (Parte B). Débora Maria Befi-Lopes.

Capítulo III. Fluência (Parte C). Claudia Regina Furquim de Andrade.

Capítulo IV. Pragmática (Parte D). Fernanda Dreux Miranda Fernandes.

Autoras:

 

Claudia Regina Furquim de Andrade

http://lattes.cnpq.br/2542635974722990

Fonoaudióloga. Livre-Docente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Professora Titular de Fonoaudiologia da FMUSP.

 

 

 

 

Débora Maria Befi-Lopes

http://lattes.cnpq.br/9739603954121791

Fonoaudióloga. Livre-Docente pela Universidade de São Paulo. Professora Associada da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

 

 

 

 

Fernanda Dreux Miranda Fernandes

http://lattes.cnpq.br/0191175314768692

Fonoaudióloga. Livre-Docente pela Universidade de São Paulo. Professora Associada da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

 

 

 

 

Haydée Fiszbein Wertzner

http://lattes.cnpq.br/1167294060627845

Fonoaudióloga. Livre-Docente pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada da USP.

 

 

 

Descrição dos 15 Protocolos de Avaliação (chave de acesso para download dos arquivos):

Capítulo I – Fonologia (Parte A) – Haydée Fiszbein Wertzner

Apêndice 1 – Fonologia – Prova de Nomeação

Apêndice 2 – Fonologia – Prova de Imitação

Apêndice 3 – Análise dos Processos Fonológicos – Prova de Nomeação

Apêndice 4 – Análise dos Processos Fonológicos – Prova de Imitação

Apêndice 5 – Perfil dos Processos Fonológicos

 

Capítulo II – Vocabulário (Parte B) – Débora Maria Befi-Lopes

Apêndice 1 – Lista de Vocábulos e Quadro de Registro de Respostas

Apêndice 2 – Quadro Síntese de Respostas – Esperado/Obtido (Números Absolutos)

Apêndice 3 – Quadro de Análise dos Processos de Substituição

Apêndice 4 – Gráficos de Observação do Desempenho

 

Capítulo III – Fluência (Parte C) – Claudia Regina Furquim de Andrade

Apêndice 1 – Análise Pelos Tipos de Ruptura

Apêndice 2 – Análise da Velocidade de Fala

Apêndice 3 – Análise do Ritmo Melódico

Apêndice 4 – Análise do Esforço e Tensão Muscular

 

Capítulo IV – Pragmática (Parte D) – Fernanda Dreux Miranda Fernandes

Apêndice 1 – Transcrição

Apêndice 2 – Ficha – Sínteses

Informação adicional

Peso 0.363 kg
Dimensões 29 × 22 × 13.5 cm

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