Programa Intervenção Fonoaudiológica Famílias Crianças Surdas (Piffcs)
R$43,00
Esse livro apresenta um Programa de Intervenção Fonoaudiológica em Famílias de Crianças Surdas com o objetivo de melhoria da comunicação entre essas crianças e suas famílias.
Capítulos do livro:
Capítulo 1. Fundamentos para a Intervenção Fonoaudiológica em Pais de Crianças Surdas.
Capítulo 2. A Relevância da Participação de Surdos Adultos no Programa de Intervenção Fonoaudiológica em Famílias de Crianças Surdas (Piffcs)
Capítulo 3. Avaliando as Habilidades Comunicativas e Lingüísticas de Crianças Surdas.
Capítulo 4. Atuando com Famílias de Crianças Surdas.
Capítulo 5. Comunicando com Crianças Surdas.
Capítulo 6. Análise Qualitativa do Programa de Intervenção Fonoaudiológica em Famílias de Crianças Surdas (Piffcs).
Título: Programa de Intervenção Fonoaudiológica em Famílias de Crianças Surdas (Piffcs)
Editora: Pró-Fono
Organizadora: Ida Lichtig.
Autores: Fabiola Ferrer Del Nero Mecca; Ida Lichtig; Maria Inês Vieira Couto; Maria Silvia Cárnio; Mariana Szymanski Ribeiro Gomes; Patrícia Cristina de Andrade Pereira; Renata Akiyama, Renata Mota Mamede Carvallo; Suzana Souza Souto.
Número de Páginas: 178
ISBN: 85-85491-62-0
Primeira Edição de 2004
É crescente a preocupação de profissionais das áreas de educação e saúde com questões relativas à surdez, especialmente em relação ao desenvolvimento de linguagem das crianças surdas. Questões que anteriormente eram respondidas com a prática inquestionável do oralismo puro, atualmente são objeto de reflexão, sugerindo a diversidade existente na intervenção em surdos.
Pensando nisso, o Laboratório de Audiologia Educacional do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em parceria com a University of London e a City University de Londres, desenvolveu um Programa de Intervenção Fonoaudiológica em Famílias de Crianças Surdas (Piffcs) visando a melhoria da comunicação destas crianças com suas famílias ouvintes.
De forma pioneira, o Piffcs teve como fundamento uma abordagem bilíngüe, em 10 sessões de intervenção. Outra inovação foi a integração de surdos adultos usuários fluentes da Língua Brasileira de Sinais na equipe profissional.
O conteúdo deste livro cobre as vivências deste Programa e descreve a experiência de um seleto grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo com as crianças surdas e suas famílias.
Acreditando que este seja de grande importância para fonoaudiólogos e para outros profissionais que trabalham com a Surdez, Ida Lichtig organiza e sistematiza nesta obra os instrumentos básicos para que o Piffcs possa ser realizado em contextos clínicos e educacionais. A organizadora compartilha com o leitor o acúmulo de suas experiências como fonoaudióloga, professora universitária, pesquisadora e coordenadora do Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Audiologia Educacional do Curso de Fonoaudiologia do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Embora o Piffcs tenha sido estruturado para crianças surdas e suas famílias, não há dúvida de que o Programa possa ser generalizado a outras áreas que visam o desenvolvimento da comunicação, graças à sua forma dinâmica e atual de abordar o trabalho com crianças e suas famílias.
Indice:
Capítulo I. Fundamentos para a Intervenção Fonoaudiológica em Pais de Crianças Surdas. Maria Silvia Cárnio; Maria Inês Vieira Couto.
Capítulo II. A Relevância da Participação de Surdos Adultos no Programa de Intervenção Fonoaudiológica em Famílias de Crianças Surdas (Piffcs). Ida Lichtig; Maria Silvia Cárnio; Mariana Szymanski Ribeiro Gomes; Renata Akiyama.
Capítulo III. Avaliando as Habilidades Comunicativas e Lingüísticas de Crianças Surdas. Ida Lichtig; Maria Inês Vieira Couto; Fabiola Ferrer Del Nero Mecca.
Capítulo IV. Atuando com Famílias de Crianças Surdas. Fabiola Ferrer Del Nero Mecca; Mariana Szymanski Ribeiro Gomes; Renata Akiyama.
Capítulo V. Comunicando com Crianças Surdas. Mariana Szymanski Ribeiro Gomes; Renata Akiyama; Patrícia Cristina de Andrade Pereira; Suzana Souza Souto.
Capítulo VI. Análise Qualitativa do Programa de Intervenção Fonoaudiológica em Famílias
de Crianças Surdas (Piffcs). Renata Mota Mamede Carvallo; Ida Lichtig; Maria Silvia Cárnio; Maria Inês Vieira Couto; Mariana Szymanski Ribeiro Gomes; Fabiola Ferrer Del Nero Mecca; Renata Akiyama.
Weight | 0,385 kg |
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