Língua de Sinais e Cognição (Lisco) – Avaliação Libras
R$349,00
Organizadores: Felipe Venâncio Barbosa e Sylvia Lia Grespan Neves, Editores Científicos: Maria Valéria Schmidt Goffi Gomez e Noemi Takiuchi.Pró-Fono, 13 Autores. Número de Páginas do Livro: 162. Contém um livro, um DVD-ROM, vinte e duas cartelas ilustradas e três protocolos de avaliação. Primeira edição em 2017
Título: Língua de Sinais e Cognição (Lisco): estudos em avaliação fonoaudiológica baseada na Língua Brasileira de Sinais.
Editora: Pró-Fono.
Organizadores: Felipe Venâncio Barbosa e Sylvia Lia Grespan Neves.
Autores: Aletheia Bilo Baio; Ana Carolina Sales Oliveira; Ana Luiza Gomes Pinto Navas; Carla Andréa Tieppo; Cláudia Lopes Carvalho; Claudia Regina Furquim de Andrade; Cristiane Lopes; Daniela Figueiredo Canelas Cinquetti-Martins; Fabíola Staróbole Juste; Felipe Venâncio Barbosa; Guadalupe Marcondes de Moura; Raquel Cezar Alves; Sylvia Lia Grespan Neves.
Editores Científicos: Maria Valéria Schmidt Goffi Gomez e Noemi Takiuchi.
ISBN: 978-85-8129-016-4.
Primeira Edição em 2017.
A obra “Língua de Sinais e Cognição (Lisco): estudos em avaliação fonoaudiológica baseada na Língua Brasileira de Sinais (Libras)” foi organizada pelo Professor Doutor Felipe Venâncio Barbosa e pela Professora Mestra Sylvia Lia Grespan Neves, que têm atuado na área de Libras por décadas.
Este instrumento completo de avaliação é composto por:
1. Um livro teórico, abordando aspectos da triagem, avaliação e atraso na aquisição de Libras.
2. Protocolos de Avaliação de Libras: Triagem de Habilidades Linguísticas da Língua Brasileira de Sinais; Avaliação de Memória Operacional em Surdos Usuários de Libras com e sem Atraso na Aquisição de Linguagem; Avaliação da Fluência de Sinalização na Libras.
3. DVD de Aplicação e Apoio, com os vídeos a serem usados nas avaliações propostas nos Capítulos 1 (Triagem), 2 (Avaliação de Memória Operacional em Surdos Usuários de Libras com e sem Atraso na Aquisição de Linguagem) e 3 (Avaliação da Fluência de Sinalização na Libras). Ainda, contém arquivos para impressão dos Protocolos de Avaliação descritos no item 2.
4. Vinte e duas figuras ilustradas para a triagem de habilidades linguísticas e avaliação de fluência.
Segue vídeo de demonstração, que pode ser visualizado em:
Para esta realização, os organizadores retomam os trabalhos desenvolvidos em conjunto no Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, em parceria de pesquisadores de renome na área dos estudos da linguagem e seus alunos orientandos.
Como resultado, apresenta-se à comunidade fonoaudiológica este instrumento de avaliação em Libras, que propõe uma nova direção para os estudos da linguagem e da surdez, e também inaugura um novo olhar da Fonoaudiologia sobre a surdez, agora baseado na Língua de Sinais usada como primeira língua pela comunidade surda.
Esta obra é de extrema importância para os profissionais que atuam com pessoas surdas – os materiais propostos e os estudos apresentados são de utilidade para, além dos profissionais da Fonoaudiologia, educadores, psicólogos, professores de Libras, Tradutores-Intérpretes de Língua de Sinais (TILS) e aqueles interessados em estudar e compreender mais a diversidade da comunidade surda.
Os organizadores e os autores entendem que esta obra representa a devolução, para a Comunidade Surda Brasileira, do conhecimento que ela mesma disponibilizou quando se abriu para a entrada desses pesquisadores em seu meio. Os organizadores e autores esperam que os desdobramentos possam beneficiar essa comunidade e possam trazer bem-estar e abrir caminhos, especialmente para as crianças, jovens e adultos surdos que sofrem com desordens da linguagem expressas na Língua de Sinais.
Organizadores e Autores do Livro:
Aletheia Bilo Baio
Fonoaudióloga. Especialização em Audiologia com Área de Concentração em Audiologia Educacional pela Irmandade de Misericórdia de São Paulo. Atua com Adaptação de Aparelho Auditivo, Reabilitação Auditiva, Surdez e Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Ana Carolina Sales Oliveira
Fonoaudióloga e Pedagoga. Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí. Professora da Universidade Federal de Itajubá.
Ana Luiza Gomes Pinto Navas
Fonoaudiologa. Professora Adjunto da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Especialização em Linguagem pela Universidade Federal de São Paulo. Mestre e Doutora em Psicologia pela University of Connectcut. Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas.
Carla Andréa Tieppo
Neurocientista. Doutora em Ciências com Ênfase em Farmacologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Professora Adjunta da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Cláudia Lopes Carvalho
Fonoaudióloga. MBA em Gestão Estratégica da Saúde pela Universidade Gama Filho – Rio de Janeiro. Especialização em Fonoaudiologia com Ênfase em Neurolinguística pela Universidade de São Paulo (USP). Especialização em Reabilitação Neuropsicológica/Cognitiva pelo Departamento de Neurologia do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP. Fonoaudióloga no Serviço de Envelhecimento da Associação de Pais e Amigos do Excepcional de São Paulo desde 2011.
Claudia Regina Furquim de Andrade
Fonoaudióloga. Livre-Docente em Fonoaudiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Professora Titular do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP.
Cristiane Lopes
Graduada em Ciências Moleculares pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Farmacologia pela USP e Pós-Doutorado em Farmacologia pela University of Mariland. Professora Assistente de Fisiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Professora Titular da Faculdade da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo.
Daniela Figueiredo Canelas Cinquetti-Martins
Fonoaudióloga. Especialização em Linguagem pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Fabíola Staróbole Juste
Fonoaudióloga. Doutora em Semiótica e Linguística Geral pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Pós-Doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Fonoaudióloga do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP.
Felipe Venâncio Barbosa
Fonoaudiólogo. Especialização em Ativação de Processos de Mudança no Ensino Superior em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública – Fundação Oswaldo Cruz. Doutor em Ciências da Reabilitação Humana pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Pós-Doutorado em Estudos das Línguas de Sinais pelo Deafness, Cognition and Language Research Centre da University College London. Professor Doutor do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
Guadalupe Marcondes de Moura
Fonoaudióloga. Especialização em Audiologia Educacional pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Mestrado em Ciências da Reabilitação: Comunicação Humana pela FMUSP. Doutoranda em Educação Especial pela Faculdade de Educação da USP. Professora do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Raquel Cezar Alves
Fonoaudióloga. Especialista em Audiologia Clínica pelo Instituto de Estudos Avançados da Audição (IEAA).
Sylvia Lia Grespan Neves
Pedagoga, Bibliotecária e Graduada em Letras – Língua Brasileira de Sinais (Libras). Especialização em Educação da Pessoa com Deficiência da Audiocomunicação pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professora Instrutora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Capítulos do Livro:
Capítulo 1. Triagem de Habilidades Linguísticas da Língua Brasileira de Sinais
Felipe Venâncio Barbosa
Capítulo 2. Avaliação de Memória Operacional em Surdos Usuários de Libras com e sem Atraso na Aquisição de Linguagem
Aletheia Bilo Baio
Ana Luiza Gomes Pinto Navas
Felipe Venâncio Barbosa
Sylvia Lia Grespan Neves
Capítulo 3. Avaliação da Fluência de Sinalização na Libras
Claudia Regina Furquim de Andrade
Fabiola Staróbole Juste
Felipe Venâncio Barbosa
Raquel Cezar Alves
Guadalupe Marcondes de Moura
Capítulo 4. Adaptação do Teste de Aprendizagem Auditivo Verbal de Rey para Libras
Cláudia Lopes Carvalho
Felipe Venâncio Barbosa
Cristiane Lopes
Carla Andréa Tieppo
Capítulo 5. Adaptação do Teste da Figura Complexa de Rey para Libras
Cláudia Lopes Carvalho
Felipe Venâncio Barbosa
Cristiane Lopes
Carla Andrea Tieppo
Capítulo 6. Vocabulário e Reconhecimento de Palavras em Escolares Surdos
Daniela Figueiredo Canelas Cinquetti-Martins
Felipe Venâncio Barbosa
Capítulo 7. Análise Comparativa de Dois Casos de Atraso na Aquisição de Libras por Adolescentes
Surdos
Ana Carolina Sales Oliveira
Felipe Venâncio Barbosa
DVD de Aplicação e Apoio
Felipe Venâncio Barbosa
Sylvia Lia Grespan Neves
Peso | 1,001 kg |
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